A luz propaga-se no meio seguindo uma trajetória retilínea, os materiais comportam-se de maneira diferente quando neles incide a luz. Acontece nos materiais transparentes , translúcidos e opacos. Incide nos materiais opacos e produz sombras. que formam-se no lado oposto de incidência da luz. Os feixes luminosos podem ser divergentes, convergentes ou paralelos.
Quando um feixe luminoso incide numa superfície espelhada, ocorre o fenômeno da reflexão regular da luz, a refracção da luz é o fenômeno que ocorre quando a, luz passa de um meio óptico para outro diferente. As lentes tradicionais são meios ópticos limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana.
A Luz branca é constituída por radiações com comprimento de onda e frequências diferentes. Estas radiações correspondem ás sete cores do arco-iris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A luz branca é policromática, cada uma das radiações que a constituem é monocromática. O conjunto destas radiações chama-se espectro luminoso, é um espectro continuo. O fenômeno da dispersão da Luz consiste na decomposição da luz branca, nas diferentes radiações que a constituem. Pode decompor-se, por exemplo, através de um prisma óptico. Quando a luz passa de um meio oticamente menos denso para um meio oticamente mais denso, refrata-se, aproximando-se normal, e quando é vice-versa refrata-se afastando-se normal. O raio que incide na superfície de separação de dois meios óticos diferentes chama-se raio incidente. O ângulo que o raio incidente faz com a normal no ponto de incidência, designa-se por ângulo de incidência. Se a superfície for áspera ocorre o fenômeno da reflexão irregular da luz, ou difusão da luz, os fenômenos da reflexão regular da luz e difusão da luz obedecem á lei da reflexão da luz. Um espelho é uma superfície polida que reflete regularmente a luz.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário